Diazinho Filho da Puta......... Médico 5 da tarde..........

sexta-feira, 27 de agosto de 2010
Para de preguiça e leia tudo, assim  se aprende...........shushush
Confesso que nem esquentando eu estava quando cheguei ao hospital, apesar de estar  na sala de espera passei mal  em pouco tempo umas 4 vezes de dor ( infernal na face - ossos)  e me preocupei mais em ver minha irma tentando segurar pra não chorar , mas......... nem adiantou....
Ficamos mais de 2h com Dr Fred .... eu ja estava toda empolgada, acabou essa merda.................... ah tá..........  mero engano.
Vou contar exatamente o que ele falou, e tentar explicar, mas veja bem do meu jeito.....
To aqui vendo por onde começo e acabo querendo começar pela cara da minha irmã, não gosto de preocupar ou incomodar ninguem, mas  ce la vie............

Venho vindo com muitas dores nos ossos da boca, mucosite( inflamação)



,......... uma  não sei explicar casca que nasceu nos pés, nem adianta tentar uma lixinha, sangra......hidratante de monte e nem faz muita diferença.......

 Isso não é rachaduras não, isso foi depois da quimio mesmo, e notem que a pele fica fina demais, hoje mesmo nem dava pra andar direito, doia


debaixo das unhas ( sempre pintadas pra disfarçar rsrsr), a bendita da casca, esqueçi o nome


Mão amareladas......... e pele fina também.....




,...... enfim tudo reação da quimio e eu  meio temerosa porque não tem antibiótico, analgésico que passe, e os desmaios  de fraqueza, fadiga.
Na hora de ir no banheiro( noite inteira sentada e um suplício)uns tem diarréia, mas acho que sou do contra.....o bicho pegando mesmo, mas tento ficar firme.
 Mas como as dores dos ossos são muito fortes ele pediu  cintilografia óssea do corpo todo, por achar estranho.......
 
O que é cintilografia óssea

A cintilografia óssea representa um dos procedimentos mais antigos e estabelecidos da medicina nuclear sendo introduzida na prática médica entre 1950-1960 até os dias de hoje, representando mais de 1/3 dos exames realizados na especialidade.

Basicamente consiste na injeção na veia de radiotraçador ósseo (difosfonados), o qual concentrará no osso proporcionalmente a taxa de formação ou metabolismo ósseo, permitindo um rastreamento do esqueleto como um todo.


 Para que serve o exame?

A cintilografia óssea, como já dito anteriormente, permite a detecção precoce de qualquer condição que aumente o metabolismo dos ossos, dentre os quais se destacam:


      Pesquisa de metástases ( infiltração dos ossos por câncer, em geral de pulmão, próstata e mama.
Avaliação e seguimento de tumores ósseos;
Osteonecroses ( interrupção do suprimento sanguíneo para o osso);
Etc...... ( não interessa no meu caso)

Mais TOMOGRAFIA computadorizada do cranio, torax, abdomen total, pélvis e face
Preparação: injeção do meio de contraste, são feitas logo antes do exame.   O paciente deve assinar um termo de consentimento.



FACE E PÉLVIS 

Estão basicamente procurando a mesma coisa



CRANIO

Motivos pelos quais o exame é realizado:

Uma tomografia computadorizada é recomendada em detrimento de outros exames para determinar:
A tomografia computadorizada também é utilizada para visualizar os ossos faciais, o maxilar e as cavidades dos seios da face.

ABDOMEN TOTAL


O exame pode ser indicado nos seguintes casos: quando houver lesão abdominal; para determinar o tamanho, a forma e a posição dos órgãos internos; para detectar tumores, cistos, hemorragia ou edema do pâncreas; para determinar se o paciente tem doença renal ou doença do espaço retroperitoneal; para detectar massas nos rins; para determinar a causa de uma dor gástrical inexplicável ou para avaliar a resposta do organismo à quimioterapia


TORAX


As indicações comuns de tomografia do tórax incluem:
A TC do tórax pode evidenciar vários distúrbios do coração, dos pulmões e do tórax, como:
    PANORÁMICA DA ARCADA SUPERIOR E INFERIOR  - 
    Tipo de RX mais completo dos dentes
    ECOCARDIOGRAMA DOPPLER COLORIDO
A ecocardiografia ou ecoDopplercardiografia abrange os métodos de diagnóstico da estrutura e do funcionamento do coração baseados no uso de ultra-som, ou seja, as ondas acústicas com freqüência de mais de 20 mil Hz (ciclos por segundo), geralmente em torno de 2 a 4 MegaHz. Este exame é freqüentemente empregado na avaliação dos pacientes com sopro cardíaco, sintomas de palpitação, síncope, falta de ar, dor torácica, ou portadores de diversas doenças cardíacas como doenças do músculo cardíaco (infarto do miocárdio, miocardiopatias), insuficiência cardíaca, doenças das valvas, anomalias congênitas, entre outras. A ecocardiografia apresenta imagens estáticas e em movimento do músculo e das valvas cardíacas, além disso, através do mapeamento de fluxos em cores pela técnica Doppler, podemos identificar a direção e velocidade do fluxo sanguíneo no interior das cavidades cardíacas.
    E mais um monte de exames de sangue , inclusive o CA 125, etc. e ainda vou ao oncologista , Dr David para os exames complementares de mamografia, endo, ultrassom, etc ( me parecem que a ultima vez foram 48 exames)
    Bem suspendeu todas as medicações ( vou me ferrar de dor) , ate se saber direito o que ta rolando......e pediu REPOUSO, não me agitar, não estressar, pois daqui uns dias começaremos as sessões de RAdioterapia ( 30 sessões todos os dias, no hospital )
O que é radioterapia
A radioterapia é o uso médico de radiação ionizante como parte do tratamento do câncer para controlar células malignas. Radioterapia pode ser usada como tratamento paliativo (quando a cura não é possível e o objetivo é controle local da doença e alívio dos sintomas) ou como tratamento terapêutico (quando a terapia pode ser curativa). Radioterapia também tem aplicações em condições não-malignas, porém seu uso nesses casos é limitado em parte pelas preocupações sobre o risco de câncer induzido por radiação. Radioterapia pode ser utilizada como terapia principal no tratamento do câncer. Também é comum combinar radioterapia com cirurgia, quimioterapia, terapia hormonal ou alguma mistura dos três. Os tipos mais comuns de câncer podem ser tratados com radioterapia de alguma forma.

Mecanismo de ação da radioterapia
A radioterapia funciona danificando o DNA das células. As células cancerosas se reproduzem mais, porém têm menor capacidade de reparar danos comparadas à células sadias. O dano ao DNA é herdado através da divisão celular, acumulando os danos a outras células cancerosas, fazendo elas morrerem ou reproduzirem mais lentamente. Uma das principais limitações da radioterapia é que as células de tumores sólidos ficam deficientes em oxigênio, o que as torna mais resistentes aos efeitos da radiação, uma vez que oxigênio torna os danos ao DNA permanentes.

Efeitos colaterais agudos da radioterapia
* Danos às superfícies epiteliais como pele, mucosa oral, da faringe, e dos intestinos, urotélio, etc. As taxas de danos e recuperação variam. Tipicamente a pele começa a ficar rosada e ferida com várias semanas de tratamento. A reação pode ficar mais severa durante o tratamento e até1 semana depois do final da radioterapia, e a pele pode rasgar. Embora isso possa ser desconfortável, a recuperação é geralmente rápida. As reações da pele tendem a ser piores em áreas com dobras naturais, como abaixo do seios femininos, atrás da orelha e na virilha.

Similarmente, os revestimentos da boca, garganta, esôfago e intestinos podem ser danificados pela radioterapia. Se a cabeça e pescoço forem tratados, feridas e ulceração temporárias ocorrem comumente na boca e garganta. O esôfago também pode ficar ferido se for tratado diretamente ou receber dose de radiação colateral durante o tratamento de câncer de pulmão.

O intestino inferior pode ser tratado diretamente pela radioterapia (tratamento de câncer no reto ou no ânus) ou pode ser exposto pelo tratamento de estruturas pélvicas (próstata, bexiga, trato genital feminino). Sintomas típicos são feridas, diarréia e náusea.

* Inchaço. Como parte da inflamação geral que ocorre, inchaço dos tecidos moles pode causar problemas durante a radioterapia. Essa é uma preocupação durante o tratamento de tumores e metástases no cérebro, especialmente onde há pressão intracranial pré-existente ou onde o tumor estiver causando obstrução quase total de um lúmen (traquéia ou brônquios). Nestes casos, intervenção cirúrgica deve ser considerada antes do tratamento com radioterapia. Caso a cirurgia seja inapropriada, o paciente pode receber esteróides durante a radioterapia para reduzir o inchaço.

* Infertilidade. Os ovários e testículos podem ser bem sensíveis à radiação. Eles podem não ser capazes de produzir gametas depois da exposição à doses mais normais de tratamento com radiação.

* Fadiga geral.

Efeitos colaterais a médio e longo prazo da radioterapia

* Fibrose. Tecidos que receberam radiação tendem a ficar menos elásticos com o tempo.
* Perda de cabelos. Esse efeito é mais pronunciado em pacientes que receberam radioterapia no cérebro. Diferente da queda de cabelos decorrente da quimioterapia, a da radioterapia tem maior probabilidade de ser permanente, porém tem mais chances de ser limitada à área tratado pela radiação.

* Secura. As glândulas salivares uma dose de tolerância menor que de a dose de radiação empregada nos tratamentos mais radicais de câncer na cabeça ou pescoço. Boca seca e olhos secos podem ser problemas de longo prazo irritantes e reduzem a qualidade de vida do paciente. Similarmente, glândulas sudoríparas na pele tratada tendem a parar de funcionar, e a naturalmente úmida mucosa vaginal fica geralmente seca depois de irradiação pélvica.

* Fadiga. A fadiga está entre os sintomas mais comuns da radioterapia, e pode variar de alguns meses a anos, dependendo do tratamento e do tipo de câncer. Falta de energia, atividade reduzida e sensação de cansaço são sintomas comuns.

* Câncer. A radiação é uma causa potencial de câncer. O câncer secundário acontece em uma pequena minoria de pacientes, geralmente muitos anos depois do tratamento com radiação. Na grande maioria dos casos, o risco é fortemente suplantando pelos benefícios do tratamento do câncer primário.

Efeitos colaterais cumulativos da radioterapia

Os efeitos cumulativos da radioterapia não devem ser confundidos com os de longo prazo --- quando os efeitos de curto prazo desapareceram e os de longo prazo são subclínicos, o retorno do tratamento com radiação ainda pode ser problemático.
Radioterapia é o tratamento do cancer atraves da emissão de radiacao ionizante. No caso de CA de mama , é muito comum ser feito como terapia auxiliar quando não é realizado linfadenectomia axilar ou quando há linfonodos axilares comprometidos.

Radio causa queimaduras muito doloridas 
    ............ aiiiiiiiiiiiiii caí das pernas de verdade e ja me passou uma receita de 1 comprimido VO por 5 anos.
    Cheguei em casa acabei dando um bafão ( ficha caindo neh) com todo mundo, sabe a gota    d´água.mas me desculpei............... Desculpa Ju, Tia, Rafa, Vicky e Gê, amo voces, mas quem não tem ataque de bestagem neh........ Acabou que depois fiquei sozinha com o Gê e ele me explicou bastante coisa, não gosto de ver sofrer...... nenhum deles, ver o Gê e todos eles com os olhos cheio de agua me mata. OBRIGADA
    Dai falei com o Ernani, chorei, xinguei, desabafei e melhorei, pediu pra eu falar com o médico se me libera antes da Radio pra eu descansar lá, que ele me busca...oh meu Deus........ meu irmão do coração......... tadinho ficou tão sem saber o que fazer, mas me confortou  muito
      ......logo depois falei com a Lella e o Edi
    Ah me mandou ao proctologista tambem, nem quero PENSAR   afeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee  deixa pra amanha
    Ah Fred disse que não vou tirar o Port a Cat , minhas veias secaram e o movimento e força dos braços serão irreversíveis .e dai ? tenho pé........  
    Essebraço ai, pode contar que não vai nadar de cachorrinho não, vou nadar ainda e direito , como eu gosto!!!!!!
Amigos,family  muito obrigada  . Isso me dá ânimo e paz! Obrigada por oferecerem tudo o que está ao alcance de vocês... sei que isso é de coração! O melhor que vocês me dão, de verdade, é a amizade verdadeira e as orações! Esse é o meu maior tesouro: "onde estiver o seu tesouro, aí estará o seu coração"! Obrigada por tudo! Vocês são meu grande tesouro!

Gê e meus amigos , familia , meus amores, nada de  ai ai ai barriga me doi,  uma rezadinha ajudaaaaa e a água benta da Mena também........  eu vou matar um Leão por dia por mim e pelos que eu amo, mas pera não sera o Gustavo Leão não, um fofo.........




Vai ser desses que eu vou brigar e meter o pé na bunda dele todo dia




Bem agora vou tentar dormir, ah vou dormir de batom ...........xauuuuuuuuu




Preciso de sossego ( assim disse o Fred), de silêncio, de calma, de não  desgastar pra enfrentar mais esse CU, e vou ter, vou fazer aconteçer.


Bjus

3 comentários:

  1. Unknown disse...:

    Oiiii!!! Tenho visto seu Blog sempre,suas alegrias.... sua familia linda....seu sofrimento!!! Mas hoje lendo e vendo as fotos, fiquei muito triste, e confesso... hoje foi as lagrimas que não contive (me desculpe).
    Que Deus continue te protejendo e iluminando!!!!
    Força e Fé......Bjooss

  1. Rosana Basile disse...:

    Tô mandando força pra vc amiga....estou acompanhando, as vezes me faltam palavras!
    Fica com Deus e Fé sempre...um leão por dia lembra??
    Bjuss da Rô

  1. Na telha disse...:

    Minhas duas flores acima, muito obrigada, sei do coração de vocês, o quanto é grande e generoso e pode postar que me faz bem e sinto falta viu............ vamo que vamo

Postar um comentário

Obrigada por seu cadastro, espero que curta e se possível divulgue....... Obrigada. Beijo

Um cantinho pra aprender e se divertir..... Minha vida pré Câncer, com câncer e chegarei ao Adeus câncer. Um pouco de tudo e tudo sobre quase nada.
Free Butterfly ani 1 MySpace Cursors at www.totallyfreecursors.com