CA - 50 EM homens - Isso é verdade.....e fiquei triste......

quinta-feira, 3 de junho de 2010
Hoje o Ramiro ( um paciente do Gê), que é um senhor já com filhos adultos, foi no consultório, arrasado, um dos filhos dele, dono de sum restaurante que a gente sempre vai, o Rick foi operado, sabe do que? CÂNCER DE MAMA, um carinha de 24 anos, caramba ..... fiquei triste , muito....... porque e meu amigo e o Pai falou que ele tá desnorteado  ..... Gente prevenção pelo amor de DEUS, isso dá em homem tambem.........




CÂNCER DE MAMA EM HOMENS
Exame do toque previne o câncer de mama no homem
O aumento das mamas masculinas recebe o nome de ginecomastia, doença que deixa o peito masculino com o mesmo aspecto de mamas femininas. O problema pode acometer tanto adolescentes quanto idosos e decorre do acúmulo de gorduras ou crescimento desordenado das glândulas mamárias do homem, em função de descontrole hormonal, uso de anabolizantes, inibidores de apetite e outros medicamentos, além da herança genética, entre outros problemas. Quando muito dolorido, o recurso da radioterapia ajuda a amenizar o problema até que possa ser sanado cirurgicamente. Em raros casos pode preceder um câncer de mama, que acomete 1% da população masculina. De acordo com a especialista em oncologia Ana Maria Garcia Cardoso, da Unidade Regional de Radioterapia e Megavoltagem (Urrmev), de Rio Preto, a radioterapia é usada para inibir o processo de avanço da ginecomastia, com anti-álgico e antiinflamatório em doses baixas.

As causas do câncer de mama no sexo masculino são as mesmas verificadas nas mulheres e a prevenção se dá, também, por meio de apalpação. Com a constatação de qualquer anormalidade, caroço ou massa, o homem deve procurar ajuda o mais rápido possível. Tanto em relação à ginecomastia como no caso do câncer de mama, os fatores genéticos são predominantes. Estudos comprovam que homens que têm ginecomastia (volume da mama aumentado), apresentam cerca de 10% mais chances de desenvolver o câncer. Além disso, ela afirma que há uma forte relação entre pacientes que já tiveram doenças testiculares e o diagnóstico do câncer de mama. Em alguns destes casos podem ocorrer metástases do câncer de próstata para a mama masculina. O uso do medicamento Gicthylbestrol por mais de quatro anos em pacientes prostáticos, por exemplo, eleva a possibilidade do surgimento do câncer. Ela observa ainda que a reincidência pode ocorrer por volta dos 60 anos de idade e é mais freqüente na raça branca.

A médica comenta que embora não se fale muito sobre o assunto, o uso de andrógenos e hormônios femininos no tratamento de patologias da próstata, por exemplo, aumenta o risco de desenvolvimento de câncer de mama no homem, pois estimula o hiperestrogenismo. Na verdade, estes métodos são ultrapassados, pois hoje já existe radioterapia apropriada para tratar câncer na região testicular. Inclusive a orquiectomia (retirada dos testículos) pode ser indicada para inibir o processo de ginecomastia e/ou regredir câncer de mama”, explica a oncologista radioterapeuta. Assim como na mulher, a mutação do gene BRCA1 também pode estar presente quando aparece o câncer masculino. Um trabalho recente publicado pelo Journal National Cancer Institute mostra que a incidência de câncer de mama contralateral (em apenas um dos peitos) é maior no homem do que na mulher.

Diante dos sintomas, como dor nas mamas, descarga de secreção pelos mamilos, ulceração nos casos mais avançados, introjeção do mamilo e massa palpável (tumoração palparal) os homens são encaminhados para tratamento, que pode tanto ser cirúrgico como à base de quimioterapia ou radioterapia. O tratamento mais usado é a mastectomia radical, devido ao diagnóstico tardio. É usada também a radioterapia pós-operatória para erradicação de resquícios.

Não confunda ginecomastia com câncer

O cirurgião plástico Antonio Roberto Bozola, do Hospital de Base de Rio Preto, alerta para a importância de se dissociar ginecomastia (em geral problema benigno) de câncer de mama masculino. A ginecomastia é muito mais comum e chega a atingir em torno de 3% a 5% dos homens, preferencialmente adolescentes ou com mais de 50 anos de idade. “No geral, não tem qualquer relação com o câncer masculino, pelo contrário, normalmente é apenas uma mama grande que pode ser retirada por intermédio de lipoaspiração quando há apenas gordura localizada. Se houver associação de problemas glandulares e também gordura, é indicada a cirurgia”, diz ele. O médico explica que neste caso o volume é removido através da auréola e a cicatriz fica praticamente invisível.

Bozola explica que os problemas emocionais são muito intensos nestes pacientes. “Por se sentirem feminilizados, muitos se isolam, deixam de praticar esportes e até desenvolvem outros problemas como a curvatura exagerada da coluna, na tentativa de ocultar o problema. Traz o mesmo desconforto sentido por uma mulher sem seio, só que, neste caso, de maneira inversa”, diz. Embora opere com alguma raridade casos de câncer de mama masculino, o médico afirma que a única solução é a cirurgia radical (retirada total da mama) e também o esvaziamento da axila. Após isso, é feita a reconstrução exatamente como se faz com a mulher. Em ambos os casos o tratamento é coberto pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O cirurgião oncológico Renato Santos, do Hospital São Luís, de São Paulo, afirma que as chances de cura aumentam com o diagnóstico precoce e variam de 80% a 90%. Justamente por isso ele reforça que ao notar qualquer alteração na mama é fundamental procurar o aconselhamento de um médico. Um dos primeiros sintomas é o aparecimento de um caroço, que cresce gradativamente e, muitas vezes, é indolor. “Pode haver alterações na pele da mama sobre o caroço, podendo provocar a retração do mamilo e perda sangüínea. Quando já está em estágio avançado, além da dor pode ocorrer ulceração da pele”, diz

OUTRA  MATÉRIA

Uma doença rara em homens, o câncer de mama, atrai cada vez mais a atenção dos especialistas. Os casos em homens representam apenas 1% de todos os casos desse tipo de câncer. Apesar disso, um monitoramento realizado por uma equipe do Hospital do Câncer/Inca (Instituto Nacional do Câncer) com os 111 casos notificados no hospital nos últimos 56 anos mostra que o número de casos por ano mais do que dobrou.
No período de 1943 a 1979, foram registrados 61 casos (1,6 por ano). Entre 1979 e 1991, houve 23 casos (1,9 por ano). Na última fase, de 1991 a 1997, foram notificados 27 casos (3,9 por ano).
A mastologista Elizete Martins, uma das autoras do estudo, disse que, embora a taxa anual tenha aumentado, é difícil saber a incidência desse tipo de câncer por causa de sua raridade. Como a amostra analisada era pequena e específica de um hospital de câncer, não é parâmetro para o total da população.
Homens também têm glândula mamária, mas ela é atrofiada. Quando ocorre um tumor, a glândula cresce, provocando inchaço. Esse inchaço resultante do tumor, porém, não deve ser confundido com a ginecomastia _o crescimento da mama masculina pelo acúmulo de gordura.
Todos os homens devem fazer auto-exames periódicos apalpando a mama. Outros sintomas de um possível câncer de mama no homem são: coceira, feridas no mamilo e nódulos na axila.
Uma ‘bolinha’ atrás da região do mamilo. Esse pode ser o indício de um tumor de mama em homens,câncer ainda pouco estudado que atinge um homem para cada 100 mulheres, de acordo com índices internacionais. O preconceito e a falta de informação são grandes aliados da evolução da doença. Eles contribuem para que os pacientes procurem ajuda médica quando o tumor já está em estágio avançado e chegam a reduzir em 50% as chances de sobrevivência. “Câncer de mama está muito associado à imagem da mulher. Quando acomete o homem existe um tabu enorme,o que faz com que muitos pacientes tenham uma grande resistência, primeiramente em assumir a doença e, por conseqüência, em procurar ajuda”, explica o mastologista Edison Mantovani Barbosa, coordenador do departamento de mastologia do IBCC - Instituto Brasileiro de Controle do Câncer.
A mama masculina está localizada atrás do mamilo (bico), auréola e o músculo grande peitoral. Os músculos trabalhados em exercícios de musculação são apenas parte do que conhecemos como peito.As crianças têm mamas praticamente iguais, compostas de mamilos e superfícies lisas. A diferença se inicia na adolescência, quando a produção de estrógeno(hormônio sexual feminino) faz com que os seios e as glândulas mamárias cresçam nas meninas. O que impede o desenvolvimento de seios nos homens é o baixo estímulo dos estrógenos.
O fato de o homem não possuir lóbulos facilita a percepção do nódulo muito mais facilmente do que nas mulheres. Como normalmente é indolor, o que acontece é que muitas vezes o tumor é confundido com outras doenças, principalmente com a ginecomastia, que consiste em um crescimento benigno das mamas nos homens, causado por uso de medicamentos ou por desequilíbrio hormonal. “O paciente não tem como diferenciar um tumor de uma ginecomastia. Portanto, se o homem notar qualquer alteração nas mamas deve procurar um médico imediatamente”,explica o Dr. Barbosa,do IBCC.

O homem com câncer de mama apresenta um nódulo duro junto à pele, que se contrai e provoca fenômenos de adenopatia axilar, que são inchaços provocados por manifestações dos gânglios linfáticos. Quando diagnosticado precocemente, nota-se que o tumor quase sempre está aderente à pele.

Basicamente, os fatores de risco estão ligados a fatores químicos e à radiação e, em menor parte, à genética. Pessoas expostas à radiação na região do tórax ou que fizeram uso de anabolizantes têm mais chances de estar suscetíveis à doença. “A radiação pode ser lesiva à estrutura genética e os anabolizantes aceleram o crescimento das células, que podem também alimentar mais rapidamente o tumor”, completa o Dr. Barbosa.

A ingestão de estrógeno também é outra vilã que expõe mais facilmente os pacientes à doença. Justamente em função disso, há casos registrados de transexuais vítimas do câncer de mama. Isso porque o estrógeno provoca o crescimento do botão mamário, que não foi constituído para esse fim. Nesse processo de alteração, pode haver erro na mensagem genética, originando o tumor. O quadro se agrava com a multiplicação rápida das células. Vale ressaltar que qualquer produto que promova crescimento do tecido aumenta a chance de câncer.

O silicone injetável industrial pode dificultar a detecção da doença. Ele forma estruturas que se inflamam e causam rejeição do organismo. Isso dificulta o diagnóstico.

Apesar de mais rara, a origem genética deve ser levada em consideração. Pessoas com parentes de primeiro grau vítimas de câncer de mama, próstata e ovário, relacionados a hormônios, têm maior probabilidade de ser acometidos pela doença. Nesses casos, os genes estão alterados, podendo haver transmissão genética.

É possível diagnosticar com antecedência a possibilidade do desenvolvimento do câncer por hereditariedade. Alguns tipos de exame de sangue possibilitam o mapeamento da presença de genes supressores de câncer - que aparecem para inibir o tumor - principalmente de cólon e mama. No caso de o exame apontar que houve mutação no gene, o paciente tem maiores chances de desenvolver a doença. Com base nessa informação, o médico pode intensificar os cuidados para a detecção precoce.

O aparecimento do câncer mamário em homens ocorre mais tarde do que nas mulheres. De acordo com a pesquisa americana, por lá a doença se manifestou nos homens em média aos 67 anos; nas mulheres, aos 62. De acordo com o Dr. Barbosa, são raros os casos em que a doença aparece antes dos 40 anos.
Evolução e Tratamento
O câncer de mama em homens pode comprometer o sistema linfático. Contribui para isso o fato de que o tumor, ao ser detectado tardiamente, já pode ter invadido os vasos linfáticos, que fazem com que a metástase nesse tipo de câncer seja mais comum. Um tumor de três a quatro centímetros em um homem equivale a um comprometimento total da mama feminina.

A metástase não necessariamente obedece a uma seqüência específica, entretanto, nos casos notificados nota-se que ela ocorre principalmente na seguinte ordem: osso, pulmão e fígado. “Muitas vezes, um tumor bem pequeno provoca metástase. Por outro lado, se o tumor não invadir os vasos (estrutura vascular), há 100% de chances de cura só com a cirurgia”, esclarece Dr. Barbosa.

Ele enfatiza que em boa parte dos casos, o câncer é diagnosticado em estadio II, o que torna mais difícil a possibilidade de cura.“Se houvesse mais informação e divulgação sobre a doença, conseguiríamos diagnosticá-la muito mais rapidamente, em função da facilidade de se perceber o nódulo”, completa.

O tratamento do câncer mamário masculino é semelhante ao das mulheres e varia de acordo com o estágio da doença. Dentre as possibilidades de tratamento, destacam-se a cirurgia, quimioterapia, hormonioterapia e radioterapia. Em casos mais complexos, são indicados também a hormonioterapia aditiva e a mastectomia radical, extração completa da mama.

No caso de Berth, a saída encontrada pela equipe médica foi a mastectomia radical. “Tive de extrair a mama porque o tumor havia comprometido toda a região”, conta. Atualmente, ele realiza sessões diárias de radioterapia e já fez cinco sessões de quimioterapia.
O câncer de mama é uma doença que pode voltar mesmo após muitos anos do diagnóstico inicial e tratamento. Para o estadio I, a sobrevida de cinco anos ocorre em 58% dos casos e a de dez anos, em 38%. Já para o estadio II, as taxas caem para 38% e 10%, respectivamente. Se comparada aos casos em mulheres, a sobrevida relativa ao sexo masculino é visivelmente menor, o que coloca em evidência o mau prognóstico para esse tipo de câncer.

As principais causas de mortes geradas pelo câncer de mama masculino estão ligadas à detecção tardia da doença. Diagnosticá-la em fases iniciais é o grande caminho para fazer de um câncer ainda pouco comum uma doença praticamente inexistente e com melhor e maior sobrevida. (fonte:site http://www.astrazeneca.com.br/
Site com informações atualizadas

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por seu cadastro, espero que curta e se possível divulgue....... Obrigada. Beijo

Um cantinho pra aprender e se divertir..... Minha vida pré Câncer, com câncer e chegarei ao Adeus câncer. Um pouco de tudo e tudo sobre quase nada.
Free Butterfly ani 1 MySpace Cursors at www.totallyfreecursors.com