(30) - C-50 Mágoa e o Câncer

segunda-feira, 17 de maio de 2010


Ai ai ai vai ter controvérsias..rsrsrsrsrr

MAGOA, um sentimento que muitas vezes entra no nosso coração, demora pra sair e enquanto não somos libertos, ele vai causando inúmeros estragos.
Mas antes de entrar em detalhes e citar uma experiência, gostaria de trazer o significado e a etimologia dessa palavra pequena, mas tão poderosa.
“A palavra mágoa, que tem origem no latim macula, representa um sentimento de desgosto, pesar, sensação de amargura, tristeza, ressentimento.
É um descontentamento que, embora frequentemente brando, pode deixar resquícios que podem durar um bom tempo. Por vezes é possível percebê-lo no semblante, nas palavras e nos gestos de uma pessoa.” (dicionário online)



Outro dia na Oncologia, escutei um grupo de pessoas com  um médico e estavam conversando, fiquei meio de lado , mas ouvi tudo: 
“Eu atendo muitos casos e percebo quantos corações existem feridos, quase destruídos pela mágoa, mas quero dizer  que a mágoa é como um copo de veneno que se tem em mãos; muitas vezes chegamos a desejar a morte da pessoa que nos feriu ou desejar no mínimo que ela um dia perceba o estrago que ela causou, mas a gente que acaba tomando esse veneno.
A mágoa nos adoece, nos leva a depressão, nos mata.
Isso que ele disse foi com certeza um chacoalhão para muitos que estavam ali, e  eu quis assumir essa realidade como nunca na minha vida, sem me preocupar se todos estavam assumindo pra si ou não. Só que eu precisava assumir e não apenas pensar que era para os outros e não tinha nada a ver comigo Porque tinha sim.........
Confesso que através  desta palavra meus olhos se abriram e meu coração também. Pude fazer uma avaliação da minha história no passado e até momentos que eu estava vivendo aquela hora,( que faz poucos dias.........)
Veio ao meu coração naquela hora: “olha quanto tempo você está se destruindo, correndo o risco de perder sua saúde por causa de pessoas que feriram através de atitudes ou palavras; tudo isso só faz mal pra  eu mesma, a pessoa que me feriu talvez nem se lembre mais e eu não pode sofre assim, minha vida continua que merda é essa de eu não conseguir superar um sofrimento, uma humilhação? To sendo falsa, falando e fazendo de conta que passou e no fundo do coração , não passou.......porque penso que como eu não faço com o outro o outro não fará comigo, mas faz viu e como faz............ Muitas das minhas mágoas nem comigo foram, mas magoaram minha mãe, minha filha, enfim... acaba se  pegando mágoas, as minhas e as de quem eu amo.

 Mas que tapa na minha cara . Tapa para acordar quem estava morrendo.
A partir dali eu decidi realmente  levantar do chão, sair do túmulo, até porque as pessoa que me feriram , a mim e a minha família o que é pior..........não mereciam que eu sofresse tanto assim por causa delas. 
Com isso não digo mal de maneira alguma dessas pessoas,  quero o  bem, delas, longe de mim.......... sabe  gente mas a mágoa tinha me cegado, endurecido meu coração e eu não conseguia mais nem pensar sem ressentimentos , isso por um bom tempo.
Deletei todos de perto de mim, nem ligo mais pra eles...... , a vida se encarregará de ensiná-los .........pois não gosto de gente que cospe no prato que comeu e muito menos pessoas que não sabem o significado da palavra " Gratidão".

Pois acreditem que depois que adoeci, alguns estão vindo de mansinho, sabe naquelas de "vamos esquecer o assunto, vai que essa peste morre e eu fico com remorso.".........xiiiiiiiii pensou merda  meu bem......não vou ainda não e também deixa como está....... 






Tenho certeza absoluta que Deus não quer que eu morra, que eu fique doente por causa desse sentimento chamado mágoa que naquele dia ouvi dizerem : é como um câncer que pode acabar completamente com você se não buscar ajuda a tempo, olha só isso...........


Pois então, deixei a mágoa ficar comigo muito tempo, deveria ter acordado, deletado antes, mas não ficava muitas vezes pensando e quieta, cheguei a chorar muitas vezes. E não foi por conta de uma pessoa só não, foi por vários Filhos da Puta mesmo, que me roubaram ( tipo pedir emprestado e não pagar para minha mãe, meu pai e eram meus amigos de infância), que me sacanearam, que não foram amigos,  enfim........junta tudo neh...decepções...........
Agora cabe a cada um  também a decisão de querer tirar esse veneno do  coração. se o tiver .
Talvez as pessoas que me feriram nunca dê o primeiro passo e talvez eu nunca consiga chegar mais tão perto delas , mas meu  coração pode ficar livre, descansar em paz porque  eu entreguei esse copo de veneno nas mãos de Deus e paz e o amor voltaram a reinar em seu coração, eu deu lugar ao amor de Deus novamente que é capaz de curar todas as coisas. Não to falando de religião nenhuma, to falando de Deus, de vida, de luz


Não pense vocês que eu também já não magoei pessoas , pois magoei sim e não pense também que sou santa, porque não sou, já me magoei e não me perdoei, acho que até mais do que me magoaram....eu me magoei,não me perdoei e isso come a gente por dentro........ sentimento de culpa, remorso de cagada mesmo. 
E quem já não cagou? Quero ver quem...........  Só que esconde o monte neh.......... e vamos por no do outro, ou enfiar na nossa cabeça que a culpa é só de um............. ah tá, já era. Tudo nessa vida tem dois lados  Meu Deus...........








Mas nada que se não conserte a tempo  , ou se deleta, ou manda pros quinto do  inferno mesmo...........
alguem, pra que isso?  Se estiver perto de você, como "amigo" e até "família" , onde você olha e por dentro aquilo te acaba de vontade de dar porrada na anta..........sai de perto, ore, vai no psicólogo, manda a merda, mas não fique magoado. Goste de você primeiro e antes de ficar assim, não admita que aconteça é o melhor caminho. Não ADMITA.





Meios de combate ( Joana de Ângeles)

O melhor meio de combatermos os malefícios da mágoa é detectarmos implacavelmente os indícios de sua presença inferior, que conspiram contra a paz íntima. O ofensor merece nossa compaixão, nunca o nosso revide.
Aquele que persegue, ou seja, o provocador que faz gerar a mágoa, sofre desequilíbrios que desconhecemos e não é justo que nos afundemos, com ele, no fosso da sua animosidade.
Seja qual for a dificuldade que nos impulsione à mágoa, procuremos reagir, mediante a renovação de propósitos, não valorizando ofensas nem considerando ofensores.



 Texto de  Alice Venturi.
Vinha trazendo no coração uma mágoa antiga que só fazia doer. Não sabia o que fazer com ela. E como apertava... E como doía... Ficava ela ali no canto esquerdo, bem quieta. Dava os ares de sua graça nas horas mais impensáveis. E como manchava... E como mexia... Pulava no peito como bola desgovernada que desce a ladeira sem olhar para os lados. Queria esquecê-la. Queria traí-la. Trancá-la lá fora sem pena da chuva. Deixando-a molhar como pano de porta, que sem borda aos poucos se encharca. Queria poder juntá-la com as mãos e com desespero de marujo perdido, arrancá-la para fora do barco. Deixá-la à deriva em companhia das ondas. Ela que se salvasse. Que se afogasse lentamente na imensidão fria dos mares. De longe eu acenaria em meu iate invencível, lamentando por não ter feito isso há mais tempo. Feliz por ter extirpado todo o tumor. Chegaria em casa tranquila, talvez cansada da viagem. Tomaria uma Novalgina e iria cheia de graça pra cama. Sonharia com cores impossíveis e palavras ainda perdidas. Acordaria plena. Descansada. Completamente feliz. Escreveria meus versos roubados do invisível e ouviria os sons capturados do mundo. Prosseguiria vivendo a procura do irreal e do permitido. E seria feliz se não fosse a falta que se alojaria no peito clamando pela mágoa uma vez perdida, a reclamar junto com a lua sua ausência.
Recomeçar (  A.D)



Não importa onde você parou... em que momento da vida você se cansou... o que importa é que sempre é possível e necessário recomeçar.
Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo...
É renovar as esperanças na vida e, o mais importante: acreditar em você novamente.
Sofreu muito nesse período? Foi aprendizado...
Chorou muito? Foi limpeza da alma...
Ficou com raiva das pessoas? Foi para perdoá-las um dia...
Sentiu-se só por diversas vezes? É porque fechou a porta até para os anjos...
Está se sentindo sozinho? Talvez você tenha afastado as pessoas no seu "período de isolamento"...
Acreditou que tudo estava perdido? Era o início da sua melhora...
Pois bem, agora é hora de reiniciar, de pensar na luz... de encontrar prazer nas coisas simples de novo.
Tem tanta gente esperando apenas um sorriso seu para se aproximar.
Que tal dar um jeito no visual, fazer um novo curso ou realizar aquele velho desejo de aprender a pintar, desenhar, dominar o computador, ou qualquer outra coisa?
Observe quantos desafios a vida está a lhe oferecer!
Quanta coisa nova está esperando para ser descoberta!
Quando nos trancamos na tristeza, nem nós mesmos nos suportamos, ficamos horríveis.
O mau humor vai minando nosso fígado, até a boca ficar amarga.
Se você está se sentindo assim, com a sensação de derrota, é hora de recomeçar...
E hoje é um bom dia para enfrentar novos desafios.
Defina aonde você quer chegar e dê o primeiro passo.
Comece por fazer uma faxina mental, jogando fora todos esses pensamentos e sentimentos pessimistas que se acumularam ao longo do tempo.
Atire para longe os ressentimentos, as mágoas, os melindres que impedem a felicidade de entrar.
Desfaça-se desse sentimento de inferioridade, de incapacidade, e valorize-se. Você é o que fizer de você.
Em seguida, faça uma faxina no seu quarto. Jogue fora todo aquele lixo que você acumula há tempos, só como recordação do passado.
Papéis velhos dos quais você nunca precisou. Disco e fitas que você não irá mais ouvir, ingressos de cinema, bilhetes de viagens, e tudo aquilo que só traz recordações tristes.
Abra seu guarda-roupa e retire tudo o que não usa mais. Doe para alguém que precisa. Doe os calçados que apertam seus pés ou que não servem porque seu número não é mais o mesmo.
Para recomeçar é preciso abrir espaços mentais e físicos...
Depois que tomar essas providências, leia um bom livro, assista um bom filme, para alimentar sua mente com idéias positivas e otimistas.
Aproxime-se dos amigos, dos familiares, das pessoas alegres que ajudarão você a sustentar o bom ânimo e a coragem.
Evite, enquanto se restabelece, a presença de pessoas pessimistas e desanimadas. Só as busque quando estiver forte o bastante puder ajudá-las.
Busque um lugar calmo e eleve a Deus uma prece.
Mas comece agradecendo pela vida, pelas oportunidades renovadas, pelos obstáculos e desafios que surgem no caminho. Eles nos fazem mais forte quando os superamos.
Lembre-se: o dia de hoje é uma página em branco que o Criador lhe oferece para que você escreva um novo capítulo da sua história.
Recomeçar é só uma questão de querer. Se você quer, Deus quer. É por isso que Ele acena sempre com essa nova chance chamada presente.
Pense nisso e não perca nem mais um minuto! 

 Aqui vale muito a pena, a hora que tiver um tempinho , curte aí........

É mágoa  - Ana Carolina

Poema de desculpas - Ana Carolina
http://www.youtube.com/watch?v=QSkANo1cZCU&feature=related

Rosas - Ana Carolina
http://www.youtube.com/watch?v=dCvfE1lRsbA


è isso aí.......... 

1 comentários:

  1. valerie disse...:

    Resiliência
    Hoje, a tristeza me visitou. Tocou a campainha, subiu as escadas, bateu à porta e entrou. Não ofereci resistência.Houve um tempo em que eu fazia o impossível para evitá-la.E quando isso acontecia, discutíamos demoradamente. Aprendi que o melhor a fazer é deixá-la seguir seu curso. Agora, sequer dialogamos. Ela entra, senta-se na sala, sirvo-lhe uma bebida, apresento-lhe a televisão e a esqueço! Quando me dou por conta, o recinto está vazio. Ela partiu, sem arroubos e sem deixar rastros. Cumpriu sua missão sem afetar minha vida. Hoje, a doença também me visitou. Mas esta tem outros métodos. E outros propósitos. Chegou sem pedir licença,invadindo o ambiente.Instalou-se em minha garganta. A prescrição é sempre a mesma: amoxicilina.Faço uso dele e sinto-me absolutamente prostrado. Acho que é por isso que os chamam de antibiótico. Porque são contra a vida. Não apenas a vida de bactérias e vírus, mas toda e qualquer vida.Hoje, problemas do passado também me visitaram. Não vieram pelo telefone porque palavras pronunciadas ativam as emoções apenas no momento e depois perdem-se, difusas, levadas pela brisa. Vieram pelo correio, impressos em papel e letras de baixa qualidade, anunciando sua perenidade, sua condição de fantasmas eternos até que sejam exorcizados. Diante deste quadro, não há como deixar de sentir-se apequenado nestes momentos.O mundo ao redor parece conspirar contra o bem, a estabilidade e o equilíbrio que tanto se persegue. O desânimo comparece estampado em ombros arqueados e olhos sem brilho,que pedem para derramar lágrimas de alívio. Então, choro. E o faço porque M. Druon ensinou-me, através de seu inocente Tistu, que se você não chora, as lágrimas endurecem no peito e o coração fica duro.Limão e Limonada As Humanas estão sempre tomando emprestado das Exatas, termos e conceitos. Em Humanas, a resiliência passou a designar a capacidade de se resistir flexivelmente à adversidade, utilizando-a para o desenvolvimento pessoal, profissional e social. Traduzindo isso através de um dito popular, é fazer de cada limão, ou seja, de cada contrariedade que a vida nos apresenta, uma limonada, saborosa, refrescante e agradável. Aprendi que não adianta brigar com problemas. É preciso enfrentá-los para não ser destruído por eles, resolvendo-os. E rapidamente, de maneira certa ou errada. Problemas são como bebês, só crescem se forem alimentados. Muitos deles resolvem-se por si mesmos. Mas quando vc.os soluciona de forma inadequada, eles voltam, dão-lhe uma rasteira e, aí sim, você os anula corretamente. A felicidade, pontuou M.Jansen, não é a ausência de problemas. A ausência de problemas é o tédio. A felicidade são grandes problemas bem administrados. Aprendi a combater as doenças. As do corpo e as da mente. Percebê-las,identificá-las, respeitá-las e aniquilá-las. Muitas decorrem não do que nos falta, mas do mal uso que fazemos do que temos.E a velocidade é tudo neste combate.Agir rápido é a palavra de ordem. Melhor do que ser preventivo é ser preditivo.Aprendi a aceitar a tristeza. Não o ano todo, mas apenas um dia, à luz dos ensinamentos de V.Hugo. O poeta dizia “tristeza não tem fim, felicidade, sim”. Porém, discordo. Penso que os dois são finitos. E cíclicos. O segredo é contemplar as pequenas alegrias em vez de aguardar a grande felicidade. Uma alegria destrói cem tristezas. Modismo ou não, tornei-me resiliente. A palavra em si pode cair no ostracismo, mas terá servido para ilustrar minha atitude cultivada ao longo dos anos diante das dificuldades, impostas ou auto-impostas, que enfrentei pelo caminho, transformando desânimo em persistência, descrédito em esperança, obstáculos em oportunidades, tristeza em alegria. Nós apreciamos o calor porque já sentimos o frio. Apreciamos a luz porque já estivemos no escuro. Apreciamos a saúde porque já fomos enfermos. Podemos, pois, experimentar a felicidade porque já conhecemos a tristeza. Olhe para o céu, agora! Se é dia, o Sol brilha e aquece. Se é noite, a Lua ilumina e abraça. E assim será novamente amanhã e depois .Linda semana, muito calor e luz..te amo Lela.

Postar um comentário

Obrigada por seu cadastro, espero que curta e se possível divulgue....... Obrigada. Beijo

Um cantinho pra aprender e se divertir..... Minha vida pré Câncer, com câncer e chegarei ao Adeus câncer. Um pouco de tudo e tudo sobre quase nada.
Free Butterfly ani 1 MySpace Cursors at www.totallyfreecursors.com